a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeArtigosA PROPÓSITO – NUESTRA AMÉRICA

A PROPÓSITO – NUESTRA AMÉRICA

Carnaval na Bolívia

A PROPÓSITO – NUESTRA AMÉRICA

‘Nuestra América’

Até este exato momento ainda não está decidido o resultado das eleições nos EUA, o ‘pai patrão’ das Américas, o grande escorpião a nos enforcar desde…

Na Bolívia é carnaval, e assim se pode atravessar um dia cinza. Já nos arrancaram tanto, o que será que sobra? Ah, sim, os Correios, a Petrobrás… E eleições a toque de caixa, meio assim mesmo, invista agora ou arrependa-se para sempre. Antes de mais dinheiro em cuecas, pepitas de ouro de garimpo, negócios em família, filhos suplentes de senadores, o público para o privado, e assim por diante. Abrir franquia de loja de chocolates para comprar apartamentos à vista com dinheiro vivo, ter escritórios de consultoria para negócios públicos quando se está em cargo público, digo com dinheiros públicos… São déficits primários, vêm e vão conforme o que se atue, vícios conformados que independem do bom ou mau humor do mercado, esse ente que paira entre nós.

Nem superamos as sesmarias, meu povo. Em cada estado deste Brasil temos famílias em poder há mais de século, no mínimo. E o Rio de Janeiro também dominado, simbólico que tenha sido capital do País… Com a minoria escumalha de todas as sortes que, de estupro em estupro, inaugura o estupro culposo!

E quem mandou matar Marielle Franco? E onde enfiaram o Weintreub? (…).

Porém, no dia 25 de outubro de 2020, houve um plebiscito histórico no Chile. Pela aprovação ou não de uma nova Constituição, contrária à de 1980, dos anos de ditadura militar de Augusto Pinochet e de sub-reptícios referendos ao Consenso de Washington. O grande projeto neoliberal para a América Latina, inaugurado pelos alcaides do Chile, e instituído e espraiado por ‘escolas de economia’ e governos de plantão nessa serventia…

Parabéns ao povo chileno, e fundamentalmente aos jovens que não desistiram de lutar por todos, por todos nós, uma lição sem tamanho nesses tempos cinzentos. E que os ventos desse ano novo chileno se espalhem por aqui…

Texto: Palena Duran Alves de Lima (escritora)

Palena

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br