Ficou impossível falar apenas das coisas positivas. Que possamos falar também das tristezas. A morte tem estado muito presente. Que lástima a partida de dois grandes atores do Cinema Brasileiro.

O país fica em frangalhos, difícil de descrever. O primeiro filme de Paulo José como ator é O Padre e a Moça de Joaquim Pedro de Andrade. Segundo o relato de Eduardo Escorel, assistente de direção neste filme, Paulo José ficou
tempos vivendo recluso na cidadezinha para viver o personagem do Padre.

Que ator extraordinário! E Tarcísio Meira, inesquecível trabalho como o cristo militar no filme A Idade da Terra de Glauber Rocha. Dois atores gigantes que deixam tantos momentos marcantes em nossas vidas.

Como diz o poeta, a morte deveria ser assim: um céu que pouco a pouco anoitecesse e a gente nem soubesse que era o fim. (Mário Quintana). Não é fácil continuar o texto, as palavras não vêm. É verdade que tudo perde a
importância. O que dizer diante do inexorável? Melhor seria o silêncio, o luto.

Afinal, não está dando pé mesmo. Quem sabe, ficar um dia todo deitado na cama não seja uma boa solução para o agora? Lutar é parte da vida, o que ela quer da gente é coragem, mas e quando o fardo pesa demais? Não seria melhor dar um tempo? Talvez seja um tempo que a terra está tentando nos dizer. Paremos todos por 24 horas! Será pedir demais?

Entre os dias 13 e 21 de agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado. A programação está definida e pode ser acompanhada pelo site do evento. A edição de 2021 seguirá, assim como ocorreu no ano anterior, o modelo multiplataforma, com a televisão e a internet.

As mostras competitivas serão transmitidas na TV, pelo Canal Brasil e TVE-RS, e por streaming, no Globoplay.
Entre os curtas-metragens selecionados para o festival, um especialmente chama a atenção: O que há em ti, de Carlos Adriano.

O filme é definido pelo diretor como um cinepoema e retoma um episódio que viralizou nas redes sociais quando um homem comum, vindo do Haiti mas declarado bresileiro diz ao capitão reformado: “…acabou…você não é presidente mais…”.

Renata Saraceni
Cineasta e Produtora

Imagem: O Padre e a Moça – The Movie

Agência Difusão

Recent Posts

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…

8 meses ago

ARRECADAÇÃO TEM O MELHOR RESULTADO DESDE 1995

A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…

8 meses ago

PAUTA VERDE E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…

8 meses ago

A VOLTA AO ANO EM 40 FILMES

2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…

11 meses ago

O PODER DO LIKE

Difícil começar o dia - e a coluna - com o tanto de notícia ruim…

1 ano ago

ALEXA, TRAGA-ME UM AMOR

Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…

1 ano ago