a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeAlimentaçãoAlimentação Vegana e a prevenção do Câncer

Alimentação Vegana e a prevenção do Câncer

Alimentação Vegana e a prevenção do Câncer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um terço de todos os cânceres podem ser prevenidos por fatores sob seu controle, incluindo dieta.

Por exemplo, comer legumes regularmente pode reduzir o risco de câncer colorretal em cerca de 9–18%.

A pesquisa também sugere que comer pelo menos sete porções de frutas e vegetais frescos por dia pode diminuir o risco de morrer de câncer em até 15%.

Os veganos geralmente comem consideravelmente mais legumes, frutas e vegetais do que os não veganos. Isso pode explicar porque uma revisão recente de 96 estudos descobriu que os veganos podem se beneficiar com um risco 15% menor de desenvolver ou morrer de câncer.

Além do mais, as dietas veganas geralmente contêm mais produtos de soja, o que pode oferecer alguma proteção contra o câncer de mama.

Evitar certos produtos de origem animal também pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata, mama e cólon.

Isso pode ser porque as dietas veganas são desprovidas de carnes fumadas ou processadas e carnes cozidas em altas temperaturas, que se acredita promover certos tipos de câncer. Os veganos também evitam laticínios, que alguns estudos mostram que podem aumentar ligeiramente o risco de câncer de próstata (40 Fonte confiável).

Por outro lado, também há evidências de que os laticínios podem ajudar a reduzir o risco de outros tipos de câncer, como o câncer colorretal. Portanto, é provável que evitar laticínios não seja o fator que reduz o risco geral de câncer dos veganos.

É importante observar que esses estudos são de natureza observacional. Eles tornam impossível identificar a razão exata pela qual os veganos têm um risco menor de câncer.

No entanto, até que os pesquisadores saibam mais, parece sensato se concentrar em aumentar a quantidade de frutas frescas, vegetais e legumes que você come todos os dias, limitando o consumo de carne processada, defumada e cozida demais.

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br