Quando você compra alimentos orgânicos, também está ajudando a proteger o planeta dos danos ambientais, certo?
Vamos descascar a cebola e descobrir.
Os produtores de alimentos orgânicos não usam pesticidas ou fertilizantes sintéticos. Eles devem seguir as regras estritas do governo federal para obter a certificação.
Mesmo assim, grandes empresas agroquímicas e produtores de sementes argumentam que estão promovendo a segurança alimentar global com a venda de produtos que ajudam os agricultores convencionais a maximizar a alocação de recursos e melhorar a produção e a produtividade.
Os agricultores orgânicos, por outro lado, afirmam que suas práticas promovem a sustentabilidade ambiental aumentando a biodiversidade e reduzindo o uso de energia que, de outra forma, contribuiria para a mudança climática.
Para consumidores ecologicamente conscientes que vagam (ou correm) pelo supermercado tentando decidir se um item orgânico deixa uma pegada de carbono menor, a resposta não é simples.
“Não é preto e branco”, disse Rachel Schattman, professora assistente da Escola de Alimentos e Agricultura da University of Maine em Orono, Maine. “Há muito cinza. Muitos agricultores orgânicos têm a agricultura sustentável como um valor fundamental. Também existem agricultores não orgânicos que são fantásticos administradores ambientais. ”
O Programa Orgânico Nacional do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos desenvolve as regras para certificar produtos orgânicos. Os regulamentos incluem produção, manuseio, rotulagem e fiscalização. A sustentabilidade ambiental é um subproduto dos padrões, mas não é o foco principal.
“Resultados ambientais positivos são esperados com base no que está nos padrões, mas sua aplicação não garante resultados ambientais específicos”, disse David Granatstein, professor aposentado de agricultura sustentável na Washington State University em Wenatchee, Wash.
Em agosto de 2019, Erik Fyrwald, presidente-executivo da empresa global de pesticidas e sementes Syngenta, disse ao The Wall Street Journal que a reputação favorável da agricultura orgânica não é merecida. Ele disse que “usa-se agrotóxico, o rendimento é muito menor, é preciso mais terreno e as emissões são maiores” com a produção orgânica.
Sim, os agricultores orgânicos têm permissão para usar pesticidas. Mas eles são normalmente aplicados como último recurso (depois que outras etapas de prevenção de pragas falham) e devem vir de fontes naturais. Os exemplos incluem materiais à base de cobre e bactérias de ocorrência natural e extratos químicos como o piretro (derivado de uma planta).
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…