ATOR ESCOCÊS SEAN CONNERY FALECE AOS 90 ANOS
O ator escocês ficou mais conhecido por sua interpretação de James Bond, sendo o primeiro a levar o papel para a tela grande e aparecendo em sete dos thrillers de espionagem.
Sir Sean morreu pacificamente enquanto dormia nas Bahamas, “doente há algum tempo”, disse seu filho.
Sua carreira de ator durou cinco décadas e ele ganhou um Oscar em 1988 por seu papel em Os Intocáveis.
Outros filmes de Sir Sean incluem A Caçada ao Outubro Vermelho, Highlander, Indiana Jones e a Última Cruzada e A Rocha.
Jason Connery disse que seu pai “tinha muitos parentes que poderiam estar nas Bahamas ao seu redor” quando morreu durante a noite em Nassau. Muito do filme Thunderball de Bond foi filmado lá.
Ele disse: “Todos nós estamos trabalhando para entender este grande evento, pois ele só aconteceu recentemente, embora meu pai esteja doente há algum tempo.
“Um dia triste para todos que conheciam e amavam meu pai e uma triste perda para todas as pessoas ao redor do mundo que gostaram do maravilhoso presente que ele tinha como ator.”
Sua assessora de imprensa, Nancy Seltzer, disse: “Haverá uma cerimônia privada seguida de um memorial ainda a ser planejado quando o vírus acabar”.
Ele deixa a esposa Micheline e os filhos Jason e Stephane.
Daniel Craig disse que Sir Sean definiu uma era, o atual James Bond, disse que Sir Sean era “um dos verdadeiros grandes nomes do cinema”.
“Sir Sean Connery será lembrado como Bond e muito mais”, disse ele.
“Ele definiu uma era e um estilo. A inteligência e o encanto que retratou na tela podiam ser medidos em megawatts; ele ajudou a criar o blockbuster moderno.
“Ele continuará a influenciar atores e cineastas por muitos anos. Meus pensamentos estão com sua família e seus entes queridos.”
Em referência ao amor de Sir Sean pelo jogo, ele acrescentou: “Onde quer que ele esteja, espero que haja um campo de golfe.”
Dame Shirley Bassey, que cantou os temas de três filmes de Bond, incluindo Goldfinger, prestou homenagem, dizendo: “Estou muito triste ao saber do falecimento de Sean. Meus pensamentos estão com sua família. Ele era uma pessoa maravilhosa, um verdadeiro cavalheiro e nós vamos estar para sempre conectado por Bond. ”
Sir Sean, de Fountainbridge em Edimburgo, teve sua primeira aparição importante no cinema em 1957 no filme de gângster britânico No Road Back.
Ele interpretou James Bond pela primeira vez em Dr No em 1962 e passou a aparecer em cinco outros filmes oficiais – e no não oficial Never Say Never Again em 1983.
Ele foi amplamente considerado como o melhor ator a interpretar 007 na longa franquia, muitas vezes sendo citado como tal nas pesquisas.
Connery fez dele o personagem de James Bond, misturando crueldade com humor sardônico. Muitos críticos não gostaram e algumas das críticas foram contundentes. Mas o público não concordou.
As cenas de ação, sexo e locações exóticas foram uma fórmula vencedora.
Na verdade, seu Bond agora é uma peça de museu; o retrato de mulheres impossivelmente namoradas. As cenas de ação ainda são emocionantes, mas o sexo muitas vezes beirava o não consensual.
Felizmente, já faz um tempo desde que 007 deu um tapa no traseiro de uma mulher e forçou um beijo. Mas a atuação de Connery era de seu tempo, apreciada por milhões de ambos os sexos e deu à tela de cinema um ícone do século XX.
Fonte: BBC