MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO
21/06 – BANDIDOS EM ORGOSOLO, hoje às 19 horas.
Dirigido por Vittorio de Seta (1961), 95 min. Com Michele Cossu e Peppeddu Cuccu.
Nas montanhas de granito no centro da ilha de Sardenha, no Mediterrâneo, um povo antigo vive na cidade de Orgosolo. Pastores cuidam de seu rebanho de ovelhas e às vezes dividem o espaço com ladrões que usam as montanhas para se esconder.
Michele é um pastor que, com a ajuda de seu irmão mais novo, Peppeddu, ganha a vida vendendo queijo. Um dia aparecem três bandidos armados que, durante a fuga, matam um policial. Michele é considerado cúmplice e agora precisa fugir, mas não quer deixar seu irmão e suas ovelhas, o único sustento da família. Filme realizado com atores não profissionais e pastores da região nos papéis principais.
Prêmio de “Melhor Filme de Estreia” no Festival de Veneza, “Bandidos em Orgosolo” mistura o estilo documentário com uma forte influência neorrealista.
Apesar da curta carreira, Vittorio de Seta é considerado fundamental na história do cinema italiano. De Seta realizou dez documentários entre 1954 e 1959, antes de dirigir sua obra-prima “Bandidos em Orgosolo”. Suas obras focavam essencialmente o dia-a-dia de muitos trabalhadores sicilianos pobres, e ele ficou conhecido por seu estilo de filmagem, sua capacidade de narração, melodias calmas e cores fortes.
Quer participar? Mande e-mail para cineteatro@umes.org.br ou mande mensagem via WhatsApp para o número (11) 94662-6916. Caso você já receba os links dessa Mostra, não precisa se inscrever de novo.
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…