Turismo

BELÍSSIMOS PARQUES NA EUROPA E EUA

No terceiro artigo da série parques, veremos um na América do Norte e dois na Europa.

Millennium Park – Chicago – Illinois- EUA

Difícil não se emocionar e se apaixonar ao ver, pela primeira vez, a imponente escultura Could Gate, do artista Anish Kapoor. O “feijão” (como é carinhosamente chamado pelos moradores) é de estampar sorrisos no rosto,
O espaço de 100 mil m², localizado dentro do Grant Park, foi inaugurado em 2004. Desde então se tornou um dos programas preferidos entre os moradores e visitantes.

Na área do Millennium Park, durante o verão, é possível curtir filmes e shows ao ar livre, participar de grandes festivais; andar por entre os floridos corredores do Lurie Garden; divertir-se nas águas das esculturas Crown Fontain, onde enormes telões exibem imagens de rostos em movimento; patinar no gelo durante o inverno; e até fazer um lanche em uma toalha de piquenique.

Guell Park – Barcelona – Espanha

Guell Park é considerado um dos patrimônios mundiais da Unesco desde 1984. Além de possuir diversas atrações, principalmente ligadas à arte e história, o parque por si só já é um marco para a arquitetura, por ter sido planejado por Antoni Gaudí, o mais importante arquiteto catalão.

É um pouco afastado do centro da cidade e de vários pontos do parque pode se ficar de queixo caído com a beleza que se vê de lá de cima.

No ponto mais alto também é possível conhecer a casa onde Gaudi morou e que virou museu e também o Turó de les Tres Creus.

A região do centro do parque é chamada de Área Monumental e é cercada por um muro, e na parte de dentro fica a Gran Plaça Circular. A partir desta praça oval que todas as demais áreas do Parque Guell estão estruturadas. Esta praça é sustentada por uma sala com 86 colunas dóricas A Sala Hipòstila é incrível, toda decorada com mosaicos e colunas de 6 metros de altura.

Em frente a Sala Hipòstila fica a famosa Escadaria Monumental, Ali está a conhecida Salamandra revestida de mosaicos e é também um dos símbolos da cidade de Barcelona.

Villa Borghese – Roma – Itália

A Villa Borghese de Roma é um dos maiores parques urbanos da Europa. O Estado adquiriu os jardins da família Borghese em 1901 e os abriu ao público em 1903. O que diferencia a Villa Borghese de outros grandes parques, é a perfeita combinação entre a natureza e a arte de Roma. Em seus jardins é possível ver construções, esculturas, monumentos e fontes de famosos artistas de diferentes épocas.

O parque oferece uma série de atrações e a Galleria Borghese, sem dúvidas, é uma das principais. Nesse belo palácio, é possível ver de perto obras-primas de artistas mundialmente famosos, como Caravaggio, Bernini, Raphael, entre outros.

Texto: Perpétua Devite
Diretora da FYI Intercâmbio

Agência Difusão

Recent Posts

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…

8 meses ago

ARRECADAÇÃO TEM O MELHOR RESULTADO DESDE 1995

A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…

8 meses ago

PAUTA VERDE E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…

8 meses ago

A VOLTA AO ANO EM 40 FILMES

2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…

11 meses ago

O PODER DO LIKE

Difícil começar o dia - e a coluna - com o tanto de notícia ruim…

1 ano ago

ALEXA, TRAGA-ME UM AMOR

Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…

1 ano ago