O projeto quebra o monopólio da Petrobras no gerenciamento das plataformas que transportam o gás natural explorado em reservas marítimas e terrestres. No lugar, estimula-se a participação de empresas privadas.
Em resumo, a mudança concreta está na atividade de transporte de gás natural. Atualmente, a operação ocorre sob o regime de concessão; com a nova lei, o regime para a ser de autorização.
No sistema de concessão, a empresa privada que se interessa em participar desse mercado precisa vencer um leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já no sistema de autorização, a empresa precisará apenas apresentar um projeto e aguardar o aval da agência.
Projeto é defendido por Guedes e criticado pela oposição
O projeto é defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que espera a atração de 630 bilhões de reais em investimentos na infraestrutura de transporte de gás natural.
Entidades industriais também pedem a aprovação do texto, porque, na posição de compradoras do gás natural, consideram que o aumento da concorrência barateará o preço do produto.
Na votação, o deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ) afirmou que o texto “vai trazer gás mais barato, vidro mais barato, cerâmica mais barata” e que possibilitará a “reindustrialização do Brasil”.
“Vai gerar emprego, trabalho e ajudar a gente a superar essa crise”, afirmou Ganime.
Já partidos da oposição votaram contra o projeto, porque acreditam que a redução da participação da Petrobras no setor é mais um passo para o desmonte da estatal, em favor de companhias estrangeiras.
“Não se quer um plano estratégico para utilizar o gás. Não é para baratear, universalizar ou interiorizar aos mais pobres. É para dizer: a Petrobras está fora. Estamos privatizando totalmente a Petrobras”, disse o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP).
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…