CAMARÃO RICO EM COLESTEROL
Camarão é rico em colesterol
O camarão costuma ser mal visto por seu alto teor de colesterol.
Uma porção de 3 onças (85 gramas) contém 166 mg de colesterol. Isso é quase 85% a mais do que a quantidade de colesterol em outros tipos de frutos do mar, como o atum (1, 7).
Muitas pessoas temem alimentos ricos em colesterol por acreditarem que eles aumentam o colesterol no sangue e, portanto, promovem doenças cardíacas.
No entanto, pesquisas mostram que esse pode não ser o caso para a maioria das pessoas, já que apenas um quarto da população é sensível ao colesterol da dieta. De resto, o colesterol dietético pode ter apenas um pequeno impacto nos níveis de colesterol no sangue.
Isso ocorre porque a maior parte do colesterol no sangue é produzida pelo fígado e, quando você ingere alimentos com alto teor de colesterol, o fígado produz menos.
Além disso, o camarão contém vários nutrientes que podem realmente melhorar a saúde, como ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes da astaxantina.
Um estudo descobriu que adultos que comeram 300 gramas de camarão por dia aumentaram seus níveis de colesterol HDL “bom” em 12% e diminuíram seus triglicerídeos em 13%. Ambos são fatores importantes na redução do risco de doenças cardíacas.
Outro estudo descobriu que 356 mulheres que consumiam frutos do mar, incluindo camarão, regularmente tinham triglicerídeos e níveis de pressão arterial significativamente mais baixos em comparação com aquelas que não incluíam frutos do mar em suas dietas.
A pesquisa também mostrou que as pessoas que consomem camarão regularmente não têm um risco maior de doenças cardíacas em comparação com aquelas que não o comem.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para explorar o papel do camarão na saúde do coração, ele tem uma variedade de propriedades benéficas que podem superar seu teor de colesterol.
Fonte: https://www.healthline.com/nutrition/is-shrimp-healthy
Imagem de Wow Phochiangrak por Pixabay