CHINA EVERGRANDE VAI LIQUIDAR TÍTULOS
China Evergrande concordou em liquidar os juros de um título doméstico na quarta-feira, enquanto o banco central chinês injetava dinheiro no sistema bancário, acalmando os temores de um contágio iminente da incorporadora imobiliária endividada.
Evergrande (3333.HK), o maior emissor de junk bonds da Ásia, está tão emaranhado com a economia mais ampla da China que seu destino manteve os mercados globais de ações e títulos em risco, já que atrasos nos pagamentos de dívidas poderiam desencadear os chamados cross-defaults.
Muitas instituições financeiras estão expostas a Evergrande por meio de empréstimos diretos e participações indiretas, enquanto qualquer inadimplência também desencadeará liquidações no mercado de crédito de alto rendimento.
Em um esforço para tranquilizar os investidores, o Banco do Povo da China injetou 90 bilhões de yuans no sistema bancário, sinalizando apoio aos mercados enquanto se preparavam para o que se espera que seja uma das maiores reestruturações de dívida da história da China.
Evergrande está lutando para evitar o calote em uma série de títulos com pagamentos devidos esta semana e sua unidade principal, Hengda Real Estate Group, disse na quarta-feira que havia “resolvido” um pagamento de cupom devido na quinta-feira em seu título negociado em Shenzhen a 5,8% em setembro de 2025 , por meio de “negociações privadas”.
Ele não especificou quantos juros seriam pagos ou quando, nem Hengda mencionou outras dívidas urgentes de Evergrande, não deixando claro o que isso significa para US $ 83,5 bilhões em pagamentos de juros de títulos em dólar com vencimento na quinta-feira.
Evergrande não respondeu imediatamente a perguntas sobre seu negócio ou suas intenções.
Mas o engajamento com os detentores de títulos, uma maneira comum de evitar o calote, além da promessa do presidente Hui Ka Yuan de que a Evergrande “sairia de seu momento mais sombrio”, animou os investidores e acalmou os mercados de forma mais ampla.
Fonte: Reuters