CIDADE DO MÉXICO SUSPENDE ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS
A Cidade do México e o vizinho Estado do México estão suspendendo as atividades não-essenciais devido a uma disparada de infecções e mortes de coronavírus que está saturando os hospitais rapidamente, disse o vice-ministro da Saúde mexicano, Hugo López-Gatell, nesta sexta-feira.
A suspensão entra em vigor no sábado e dura até 10 de janeiro, anunciou López-Gatell em uma coletiva de imprensa.
“O ímpeto da epidemia nesta região exige medidas adicionais, e chegamos à conclusão de que medidas extraordinárias são necessárias”, disse López-Gatell, flanqueado pela prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, e pelo governador do Estado do México, Alfredo del Mazo.
O vice-ministro disse que a suspensão temporária visa limitar aglomerações e viagens, o que ajudará a diminuir o contágio.
As novas medidas chegam depois de Sheinbaum declarar uma “emergência de Covid-19” na capital do país na semana passada.
Apesar dos alertas, a Cidade do México e o adjacente Estado do México, que abrigam mais de 20 milhões de habitantes, testemunham um frenesi de compras de final de ano – as pessoas estão enchendo os bairros comerciais, comprando presentes de Natal de vendedores de rua e fazendo filas longas para entrar nas lojas.
O México já relatou 1,29 milhão de casos confirmados de coronavírus e 116.487 mortes até a quinta-feira, mas se acredita que os números reais de casos e óbitos são muito maiores.
(Por Diego Oré e Anthony Esposito)
Imagem:Rua de comércio popular na Cidade do México 16/12/2020 REUTERS/Gustavo Graf
Fonte: Reuters