EXPOSIÇÃO PELÉ 80 – O REI DO FUTEBOL
O Rei é pop
Pelé 80 – o Rei do Futebol é uma exposição lúdica, que busca transpor a imagem do Rei a uma visualidade universal e contemporânea: logo na entrada do museu, uma enorme escultura de Pelé ao estilo de mini-craque convida o público para selfies e fotos antes de seguir para a sessão do filme criado por Gringo Cardia especialmente para a exposição.
Toda a trajetória de Pelé é contada por meio da montagem e animação de 444 de imagens históricas, que cobrem desde os primeiros anos de Pelé em Três Corações, interior de Minas Gerais, até a conquista da fama mundial na Copa de 1958, os 18 anos defendendo o Santos Futebol Clube, a consagração definitiva na Copa de 1970 e o último jogo pelo Cosmos, de Nova York.
O vídeo mostra depoimento inédito do líder sul-africano Nelson Mandela sobre Pelé, na entrega do prêmio Laureus Lifetime Achievement Award, concedido ao jogador em 2000.
Maior atleta do século 20, Edson Arantes do Nascimento virou rapidamente um ícone pop e ajudou a construir a imagem que o mundo inteiro tem do Brasil. Para mostrar essa lenda às gerações que não o viram jogar, o Museu do Futebol abre, a exposição Pelé 80 – o Rei do Futebol, com curadoria do cenógrafo Gringo Cardia, em homenagem aos 80 anos que ele completa em outubro de 2020.
A mostra tem o patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Fonte: Museu do Futebol