a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeAlimentaçãoEXTRATO DE BRAHMI AJUDA NA MEMÓRIA

EXTRATO DE BRAHMI AJUDA NA MEMÓRIA

Brahmi

EXTRATO DE BRAHMI AJUDA NA MEMÓRIA

Brahmi (Bacopa monnieri) também é conhecido como hissopo de água. É uma planta do pântano que cresce selvagem na Índia. A erva é feita das folhas e caules da planta.

Ela tem sido usada há séculos para melhorar a função cerebral e a memória. Os estudos em humanos são mistos, mas alguns foram positivos.

A erva é frequentemente recomendada como um tratamento alternativo para o TDAH hoje. A pesquisa está aumentando devido a estudos anteriores.

Um estudo de 2013 descobriu que adultos que tomam brahmi mostraram melhorias em sua capacidade de reter novas informações. Outro estudo também encontrou benefícios.

Os participantes que tomaram um extrato brahmi mostraram um desempenho significativamente melhorado em sua memória e função cerebral.

HISTÓRICO DA PLANTA

A planta Bacopa monnieri (hissopo aquático, Brahmi, Gratiola com folhas de tomilho, erva da graça e pennywort indiana) é uma erva rasteira perene nativa das terras úmidas da Índia, particularmente nas regiões nordeste e sul. Bacopa é uma planta importante do Ayurveda, onde é chamada de Brahmi, em homenagem ao Senhor Brahma, o criador mitológico do mundo e originador da ciência do Ayurveda.

Bacopa é freqüentemente mencionado nos tratados religiosos, sociais e médicos da Índia desde a época da civilização védica. Sua antiguidade pode ser rastreada até o tempo de Athar Ved (a ciência do bem-estar) escrita em 800 aC, onde Bacopa encontra uma menção no primeiro verso do terceiro capítulo do Athar Samhita (compilação sobre os fatores que promovem o bem-estar) .

Mais recentemente, os pesquisadores voltaram sua atenção para uma melhor compreensão dos mecanismos e eficácia de vários extratos de Bacopa monnieri nas condições humanas. Embora os extratos de Bacopa tenham sido estudados e usados ​​para tratar vários distúrbios durante séculos (dor, epilepsia e inflamação, entre muitos), talvez a principal alegação terapêutica a respeito de seus benefícios tenha sido a melhora da memória.

O governo indiano investiu recursos significativos e conduziu centenas de estudos examinando os mecanismos de ação no cérebro e em nível celular. Curiosamente, esta pesquisa descobriu uma miríade de possíveis mecanismos relacionados aos efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, quelantes de metais, amiloides e colinérgicos, entre muitos outros.

Embora não seja incomum que medicamentos à base de plantas tenham efeitos múltiplos sobre os processos celulares, Bacopa monnieri é talvez um dos mais estudados cientificamente em termos de mecanismos de ação. Curiosamente, esses mecanismos parecem mapear de forma abrangente os mecanismos biológicos que muitos pesquisadores argumentaram que sustentam os processos cognitivos e de memória.

Em 1996, um extrato especial de Bacopa monnieri foi lançado pelo Instituto Central de Pesquisa de Drogas do Governo Indiano, Lucknow, denominado CDRI 08. Na época, pensava-se que esse extrato padronizado em particular havia sido submetido a mais pesquisas e era o extrato mais promissor para condições médicas.

Em 2010, os três editores desta edição especial participaram do 60º aniversário de pesquisa do CDRI, onde um simpósio especial de um dia sobre pesquisa em CDRI 08 foi realizado. É esse extrato de Bacopa monnieri o foco da maioria dos artigos nesta edição especial, que relata estudos relacionados à segurança, mecanismos e eficácia de extratos específicos de Bacopa monnieri.

Nos últimos dez anos, houve um crescimento nos estudos científicos sobre essa interessante erva terrestre. Como pode ser visto na Figura 1, o número de publicações sobre Bacopa monnieri está crescendo continuamente, refletindo o crescente interesse científico nesta planta para as condições humanas.

A maioria desses estudos reflete esforços científicos relacionados aos mecanismos celulares. Como tal, esses estudos são uma excelente base para o lançamento de ensaios clínicos maiores em humanos.

Embora muito se saiba sobre os mecanismos dos extratos de Bacopa no cérebro, ainda existem lacunas significativas em nosso conhecimento. Por exemplo, ensaios crônicos de longo prazo em pessoas mais velhas agora são necessários para entender se os extratos de Bacopa como o CDRI 08 podem prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade ou até mesmo doenças mais insidiosas, como a demência de Alzheimer.

Notamos que uma série de estudos também estão examinando o efeito dos extratos de Bacopa na melhoria da função cognitiva e comportamental em pessoas mais jovens. Claramente, a próxima década se concentrará em ensaios clínicos maiores em humanos e expandirá o excelente trabalho pré-clínico e animal conduzido principalmente na Índia.

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br