FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Começou no último dia 15 e termina no próximo dia 20 a 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com exibição pelo Canal Brasil (somente para a Mostra Oficial de Longa-Metragem) e pela plataforma dos Canais Globo (Mostra Oficial de Curta-Metragem e Mostra Brasília).
A programação está no link: http://www.cultura.df.gov.br/53-fbcb-programacao/
O Festival de Brasília é o mais antigo evento realizado no Brasil. Sua primeira edição ocorreu em 1965 por iniciativa do professor e crítico Paulo Emílio Sales Gomes quando ministrava suas aulas na Universidade de Brasília. Desde então, o festival ocorre todos os anos, com exceção dos anos entre 1972 e 1974, quando foi suspenso durante um período de regime militar.
São numerosos os festivais de cinema espalhados pelo Brasil. O guia dos festivais (http://www.kinoforum.org.br/guia/festival) elenca 230. Acredita-se que existam em torno de 300 pelo país afora, talvez mais. Cabe então a pergunta: o que são esses festivais?
Os festivais de cinema existem para oferecer ao público a vasta produção cinematográfica realizada durante o ano ou o período de dois anos. Levando em conta que esta produção não tem seus espaços de exibição garantidos, os festivais tentam suprir essas lacunas ao exibirem longas e, principalmente, curtas-metragens os quais podem apontar para uma nova geração de cineastas ou exibir novos trabalhos de cineastas experientes que desenvolvem, nos formatos mais curtos, suas criações mais inventivas.
Além dos filmes, outras atividades são oferecidas numa diversificada programação. São comuns os festivais apresentarem seminários, rodas de debate, oficinas, entre outras opções. Sem dúvida, é muito interessante. É importante esclarecer, entretanto, que não se pode com isso pensar que as salas de cinema, as grades de televisão e a tendência mais atual; os “streamings” possam ficar à mercê de conteúdos estrangeiros em nosso próprio país.
Sem falar que os próprios festivais muitas vezes trazem, em sua programação, muitos filmes estrangeiros. Não é o caso do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, dedicado exclusivamente às realizações nacionais.
Vale a pena conferir!
Texto: Renata Saraceni (Cineasta e Produtora)