FRUTA DO DRAGÃO, PITAYA OU MORANGO PÊRA
A fruta do dragão cresce no cacto Hylocereus, também conhecido como a rainha de Honolulu, cujas flores só abrem à noite.
A planta é nativa do sul do México e da América Central. Hoje, é cultivado em todo o mundo.
Tem muitos nomes, incluindo pitaya, pitahaya e morango pêra.
Os dois tipos mais comuns têm pele vermelha brilhante com escamas verdes que lembram um dragão – daí o nome.
A variedade mais amplamente disponível tem polpa branca com sementes pretas, embora exista também um tipo menos comum com polpa vermelha e sementes pretas.
Outra variedade – conhecida como fruta do dragão amarela – tem casca amarela e polpa branca com sementes pretas.
A fruta do dragão pode parecer exótica, mas seus sabores são semelhantes aos de outras frutas. Seu sabor foi descrito como um cruzamento levemente adocicado entre um kiwi e uma pêra.O ferro é essencial para funções vitais do organismo.
Uma de suas principais ações é o transporte de oxigênio dos pulmões para os demais órgãos, por meio da incorporação na estrutura das proteínas hemoglobina e mioglobina.
Cerca de 2/3 do ferro encontrado no organismo está na forma de hemoglobina e, por isso, ela é utilizada como um dos marcadores para avaliar as reservas corporais de ferro. Destaca-se também a ação do ferro na produção de células vermelhas (hemácias), redução de espécies reativas e produção de energia.
Carência: é uma das carências nutricionais mais comuns e importantes em todo o mundo. A anemia é a manifestação mais comum, resultado da insuficiência de hemoglobina na circulação e da habilidade de transporte de oxigênio para os tecidos.
Entre os sintomas da anemia por deficiência de ferro estão cansaço persistente, palidez, apatia, fraqueza, tontura, capacidade reduzida de trabalho, irritabilidade e perda de apetite. Em crianças e adolescentes, o desenvolvimento físico e cognitivo pode ser comprometido quando estão com deficiência de ferro.