Obtenha seu bronzeado antes das festas.
Obtenha seu bronzeado antes das festas.
Quem quer exibir a cor do verão já conhece bem a dupla dinâmica (obrigatória) do protetor solar + sol proibido entre 10h e 16h. Mas – alerta! – perder o tom branco-escritório sem riscos para a saúde é um pouco mais complicado do que isso.
Consultamos três dermatologistas (Carolina Feijó e Suzana Hampe, de Porto Alegre, e Annia Cordeiro, de Curitiba) para saber o que fazer antes de se esticar sob o sol. Todas são unânimes: não há forma 100% saudável de ficar bronzeada.
– As pessoas acreditam nisso, mas é um grande mito. Todo bronzeado é uma defesa natural da pele, isto é, resposta a um dano induzido pela radiação ultravioleta – explica Suzana Hampe.
– Levando em consideração os riscos que o sol representa, a recomendação em prol da saúde sempre será a de que cada um mantenha seu próprio tom de pele, por mais que a nossa cultura valorize o bronzeado – pondera Annia Cordeiro.
Para conscientizar de vez: a Organização Mundial de Saúde estima que em 2030 existirá 27 milhões de novos casos de câncer de pele – aliás, este é o tipo mais comum no Brasil por conta do clima. Para não fazer parte desta estatística e evitar outros dois efeitos colaterais da exposição ao sol (o envelhecimento precoce e o surgimento de manchas em todo o corpo), confira as perguntas e respostas mais frequentes –e as possíveis saídas para ficar menos branquinha – antes de se jogar na areia.