GRÃO DE BICO RICO EM VITAMINAS
O grão-de-bico faz parte da família das leguminosas.
Embora tenham se tornado mais populares recentemente, o grão-de-bico é cultivado nos países do Oriente Médio há milhares de anos.
Seu sabor de nozes e textura granulada combinam bem com vários outros alimentos e ingredientes.
Como uma fonte rica em vitaminas, minerais e fibras, o grão-de-bico pode oferecer uma variedade de benefícios à saúde, como melhorar a digestão, auxiliar no controle de peso e reduzir o risco de várias doenças.
Além disso, o grão de bico é rico em proteínas e é um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.
Aqui estão 8 benefícios para a saúde baseados em evidências do grão-de-bico, bem como maneiras de incorporá-los à sua dieta.
1. Embalado com nutrientes
O grão de bico tem um perfil nutricional impressionante.
Eles contêm uma quantidade moderada de calorias, fornecendo 46 calorias por porção de 1 onça (28 gramas). Aproximadamente 67% dessas calorias são de carboidratos, enquanto o restante vem de proteínas e uma pequena quantidade de gordura (1).
O grão de bico também fornece uma variedade de vitaminas e minerais, bem como uma quantidade razoável de fibras e proteínas.
Uma porção de 1 onça (28 gramas) fornece os seguintes nutrientes (1):
Calorias: 46
Carboidratos: 8 gramas
Fibra: 2 gramas
Proteína: 3 gramas
Folato: 12% do RDI
Ferro: 4% do RDI
Fósforo: 5% do RDI
Cobre: 5% do RDI
Manganês: 14% do RDI
A proteína e as fibras do grão-de-bico podem ajudar a manter o apetite sob controle.
Proteína e fibra trabalham sinergicamente para retardar a digestão, o que ajuda a promover a plenitude. Além disso, a proteína pode aumentar os níveis de hormônios redutores do apetite no corpo.
Na verdade, os efeitos de enchimento da proteína e da fibra no grão de bico podem diminuir automaticamente a ingestão de calorias ao longo do dia e nas refeições.
Um estudo comparou o apetite e a ingestão de calorias entre 12 mulheres que consumiram duas refeições separadas.
Antes de uma das refeições, comeram uma xícara (200 gramas) de grão de bico e, antes da outra, duas fatias de pão branco.
As mulheres experimentaram uma redução significativa no apetite e na ingestão de calorias após a refeição de grão de bico, em comparação com a refeição de pão branco.
Outro estudo descobriu que indivíduos que comeram em média 104 gramas de grão de bico por dia durante 12 semanas relataram sentir-se mais satisfeitos e comer menos junk food, em comparação com quando não comiam grão de bico.
Mais pesquisas são necessárias para confirmar o papel que o grão de bico pode ter no controle do apetite. No entanto, certamente vale a pena adicioná-los à sua dieta se você quiser experimentar seus efeitos promotores de plenitude.