INCÊNDIOS FLORESTAIS NOS EUA
Incêndios florestais devastando o oeste americano mataram pelo menos oito pessoas, arrasaram bairros inteiros e deslocaram dezenas de milhares, forçando equipes de combate a incêndios a tomar decisões difíceis sobre onde se deslocar.
Incêndios florestais nos EUA: Oregon ‘nunca viu tanta quantidade de fogo incontido’, diz o governador – como aconteceu.
Em Oregon, condições de incêndio não vistas em três décadas alimentaram grandes incêndios que mataram pelo menos três pessoas, destruíram pelo menos cinco cidades e forçaram a evacuação de comunidades da fronteira sul para os subúrbios de Portland. No estado de Washington, um menino de um ano morreu depois que sua família foi aparentemente tomada por chamas tentando fugir de um incêndio florestal.
E no condado de Butte, no norte da Califórnia, onde a cidade de Paradise foi devastada pelo mortal incêndio do acampamento em 2018, pelo menos três pessoas morreram e 12 estão desaparecidas em meio ao incêndio do Complexo Norte que atualmente está queimando a região.
Mais de 17.000 bombeiros estão envolvidos no combate às chamas.
A governadora do Oregon, Kate Brown, disse na quinta-feira que mais de 900.000 acres foram queimados em todo o estado nos últimos dias – quase o dobro da quantidade de terra que normalmente queima em um ano normal – e que mais de 80.000 pessoas tiveram que evacuar. “Nunca vimos tanto fogo incontido em todo o estado”, disse Brown.
Brown disse que houve fatalidades, mas o número exato ainda não é conhecido. Houve pelo menos três mortes registradas no estado de incêndio. Duas das mortes ocorreram no condado de Marion, onde o xerife na noite de quarta-feira confirmou que duas pessoas que fugiam do incêndio não contido em Santiam foram encontradas mortas em seu carro. O escritório do xerife postou mais tarde uma notícia em sua página do Facebook, identificando a dupla como um menino de 12 anos e sua avó.