Breves respostas para grandes questões foi o último livro publicado por Stephen Hawking, uma referência nos estudos de física e cosmologia.
O título foi publicado no ano da sua morte (2018) – o cientista faleceu em março e o livro foi lançado em novembro – e procura fazer uma reunião dos seus trabalhos mais importantes.
A ideia da publicação é sintetizar os grandes temas que mobilizaram a atenção do pesquisador e partilha-los com o grande público.
Vemos, ao longo das páginas, questões polêmicas serem levantadas como, por exemplo, a existência de Deus. Hawking olha para trás e se questiona sobre a origem do universo, mas também olha para frente e expõe os seus receios com o futuro do planeta devido ao aquecimento global.
O compêndio conta ainda com um prefácio de Eddie Redmayne, que interpretou o cientista no filme em sua homenagem, e um posfácio escrito por Lucy Hawking, filha do cientista.
O que ressalta na obra é o último alerta dado por Hawking, na tentativa de chamar a atenção de todos nós sobre o grave rumo que o planeta está tomando.
Apesar de ter ocupado o posto de professor emérito na Universidade de Cambridge, Hawking se dirige ao leitor comum com uma clareza ímpar:
O problema é que a maioria das pessoas acredita que ciência de verdade é difícil e complicada demais. Não concordo com isso. Pesquisar sobre as leis fundamentais que governam o universo exigiria uma disponibilidade de tempo que a maioria não tem; o mundo acabaria parando se todos tentassem estudar física teórica. Mas a maioria pode compreender e apreciar as ideias básicas, se forem apresentadas de maneira clara e sem equações, algo que acredito ser possível e que sempre gostei de fazer.
Apesar da sua aparente vulnerabilidade devido a doença degenerativa que sofria, Hawking foi um furacão de ideias no universo da ciência.
Sugerimos que o seu 2020 seja impulsionado por indagações e conhecimento, por esse motivo indicamos fortemente a leitura de Breves respostas para grandes questões.
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…