Mais sete atletas – quatro no masculino e três no feminino – do revezamento 4×400 m misto, já qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, além de Márcio Teles (Orcampi), dos 400 m com barreiras, também com índice assegurado para a Olimpíada, embarcaram para os Estados Unidos na noite de terça-feira (6/4) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para o Camping Internacional de Treinamento e Competição no Chula Vista Elite Athlete Training Center, no condado de San Diego, Estados Unidos.
Em Chula Vista, o grupo se encontrará com outros 18 atletas, que já estão nos Estados Unidos desde o dia 17 de março. A grande maioria é dos revezamentos 4×100 m masculino e feminino.
Três dos convocados não conseguiram viajar por não conseguirem em tempo os vistos para entrada no país: a corredora Victoria Belo de Sena (APA-SP) e os treinadores Antônio Nílson de Souza e Inaldo Sena. A nova data de embarque depende da obtenção do documento.
O camping faz parte do Programa de Preparação Olímpica (PPO), numa parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os Jogos de Tóquio. A viagem só foi viabilizada neste momento de pandemia da COVID-19 por causa de acordos entre o COB e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos.
“O camping será importante tanto como treinamento como pela possibilidade de os atletas participarem de competições, não só individuais, mas também de revezamentos 4×400 m masculino e feminino. Não temos nenhum evento previsto para o misto, mas a oportunidade de reunir o grupo e treinar é importante”, comentou o técnico Evandro Lazari. “Antes da Olimpíada, teremos o Campeonato Mundial de Revezamentos, em que o 4×400 m misto buscará nova final.”
Para o campeão brasileiro e líder do Ranking Nacional de 2020 dos 400 m, Lucas da Silva Carvalho (FECAM/ASSERCAM), a possibilidade é muito interessante. “O objetivo do camping é ajustar um pouco mais os treinos e competir em solo norte-americano. Isso é muito importante como preparação para o Mundial e Olimpíada”, comentou o atleta, campeão brasileiro também dos 200 m.
O Mundial de Revezamentos será disputado nos dias 1 e 2 de maio, em Silesia, na Polônia. Dos Estados Unidos, os convocados para a competição seguirão para um camping previsto de aclimatação na cidade de Rio Maior, em Portugal.
O camping em Chula Vista conta com a realização de testes e avaliações promovidas pelo Laboratório Olímpico do COB nas áreas da bioquímica, fisiologia, biomecânica, entre outras, conforme acordado previamente com treinadores e atletas.
Viajaram nesta terça-feira: Lucas Carvalho (FECAM/ASSERCAM), Anderson Henriques (AABLU), Alexander Russo (Orcampi), João Henrique Falcão Cabral (CT-Maranhão), Tiffani Marinho (Orcampi), Tabata Vitorino de Carvalho (AA Maringá) e Cristiane dos Santos Silva (UCA). Seguiram com o grupo os treinadores Evandro Lazari e Leonardo Ribas, além da médica Débora Borowik Reiss.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe -helenifelippe@cbat.org.br – (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes – joaonunes@cbat.org.br – (11) 99158-8337 e Maiara Dias Batista – maiara@cbat.org.br – (11) 99127-2369.
Imagem: Wagner Carmo/CBAt
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…