a
© 1999-2022 Agência Difusão.
HomeEsportesMaratona aquática de natação

Maratona aquática de natação

natação

Maratona aquática de natação

O segundo grupo de atletas dos esportes aquáticos embarcou, neste fim de semana, para Portugal, onde nadadores brasileiros fazem sua retomada aos treinos após o período de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. A ação, denominada como Missão Europa, é realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

A Missão Europa tem como objetivo proporcionar o retorno em segurança dos atletas brasileiros aos treinamentos depois de meses sem terem acessos às piscinas no Brasil por conta da pandemia. Um rígido protocolo de testes e higiene foi montado pelo COB antes e depois da viagem para garantir a saúde de atletas e membros da comissão técnica.

O segundo grupo é formado por cinco atletas de Natação e sete de Maratonas Aquáticas (veja a lista abaixo). A delegação contará com Ana Marcela Cunha, única atleta dos esportes aquáticos garantida em Tóquio, que já havia retomado os treinamentos no Parque Aquático Maria Lenk, mas decidiu ir a Portugal junto com seu treinador Fernando Possenti.

“Os atletas vão ter um excelente período de treino em Portugal. Eles terão rotina: comer, dormir, treinar, ter horários definidos e suficientes de treinamento. É o ideal para o atleta. A equipe de staff que está lá é muito boa também. As condições são ideais para que os atletas sejam recolocados em forma visando os Jogos Olímpicos”, disse Possenti.

Ainda sem vagas no masculino e de olho no Pré-Olímpico que será realizado em 2021, a CBDA convocou seis atletas que estiveram entre os melhores do Brasil nos últimos anos para iniciar sua retomada. Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Victor Colonese acredita que o treino em conjunto com atletas de diferentes clubes tende a elevar o nível da Maratona Aquática masculina do Brasil.

“Estamos indo para um dos melhores centros de treinamento do mundo. Teremos a oportunidade de treinar junto com os nossos ‘adversários’ no Brasil, ver o que cada um faz de diferente. Será uma boa experiência, os treinos em conjunto favorecem a competitividade e ajudam na evolução da modalidade como um todo”, diz Victor Colonese, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.

Com a ida do segundo grupo, já são 25 atletas dos esportes aquáticos incluídos na Missão Europa que puderam retomar seus treinamentos de forma segura.

Share With:
Rate This Article

redacao@agenciadifusao.com.br