Esportes

ATLETAS EMBARCAM PARA O MUNDIAL NA POLÔNIA

Cinco fundistas brasileiros viajam na noite desta quarta-feira (14) para a Polônia, onde disputam, no próximo sábado (17), o Mundial de Meia Maratona, na cidade de Gydnia. A prova de 21 quilômetros marca a retomada dos principais eventos da World Athletics – federação Internacional de atletismo – desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

No masculino, o Brasil será representado por Ederson Vilela Pereira, Gilmar Silvestre Lopes e Daniel Ferreira do Nascimento. Este último é, atualmente, o líder do ranking nacional de Meia Maratona, com tempo de uma hora, quatro minutos e 34 segundos. A marca foi estabelecida por ele ao vencer a edição deste ano da Meia Maratona Internacional de São Paulo, em fevereiro, transmitida ao vivo pela TV Brasil.

Daniel Ferreira Nascimento, Atletismo, Time Brasil

“Espero fazer uma ótima prova. Acredito que estou bem treinando e que vou melhorar bastante minha marca. Pude consertar mil e uma coisas [durante a preparação]”, afirma Daniel, que compete pela Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA), de Bauru (SP).

A princípio, a competição na Polônia seria disputada em março, mas precisou ser adiada devido à pandemia. “Tivemos que alterar todo o planejamento. Ele teve um descanso em abril e recomeçamos a preparação após o início de maio, treinando sempre de forma isolada, por vezes sozinho, em estradas de terra”, descreve o técnico de Daniel, Neto Gonçalves.

Entre as mulheres, o Brasil contará com Valdilene dos Santos Silva e Andreia Hessel. Para ambas, o Mundial é a oportunidade de retomar o ritmo de competição em uma prova forte, já que miram a Maratona de Valência (Espanha), em dezembro, onde podem atingir o índice olímpico (correr abaixo de duas horas, 29 minutos e 30 segundos) para assegurar vaga nos Jogos de Tóquio (Japão).

“Não estamos pensando muito em marca, até porque eu tive uma preparação um pouco limitada, por morar em São Paulo [capital] e não ter conseguido treinar nos locais que a gente está acostumado, para fazer um treino específico [devido às restrições da pandemia]. Então, a expectativa para o Mundial é aproveitar [a concorrência com] os atletas que estarão lá. Acredito que será uma das edições mais fortes. Possivelmente, cairão os recordes [mundiais], tanto no masculino como no feminino”, avalia Valdilene.

A fundista Valdilene Silva busca recuperar o ritmo, já com foco na Maratona de Valência (Espanha), em dezembro, prova fundamental para assegurar vaga nos Jogos de Tóquio – Wagner Carmo/CBAt/Direitos Reservados
Já para Andreia, a disputa será a volta dela aos eventos internacionais após um ano.

“Minha última foi o Mundial [de Atletismo] em Doha, no Catar. Na semana passada, corri uma prova de 10 quilômetros em pista, em Bragança Paulista (SP). A expectativa é sempre a melhor. A meta é buscar minha melhor marca pessoal”, diz a fundista, que compete pelo Pinheiros, de São Paulo, assim como Valdilene.

Além dos atletas, a delegação brasileira na Europa será composta pelo técnico Claudio Castilho, pelo médico André Luís Lugnani de Andrade e pelo fisioterapeuta Ricardo Zacharias de Souza. Todos foram submetidos a testes da covid-19 antes da viagem e serão novamente examinados ao chegarem na Polônia na quinta-feira (15), conforme os protocolos sanitários do país.

Fonte: Agência Brasil

Agência Difusão

Recent Posts

21 LIÇÕES PARA O SÉCULO 21

21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…

8 meses ago

ARRECADAÇÃO TEM O MELHOR RESULTADO DESDE 1995

A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…

8 meses ago

PAUTA VERDE E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…

8 meses ago

A VOLTA AO ANO EM 40 FILMES

2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…

11 meses ago

O PODER DO LIKE

Difícil começar o dia - e a coluna - com o tanto de notícia ruim…

1 ano ago

ALEXA, TRAGA-ME UM AMOR

Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…

1 ano ago