Máscara obrigatória na Itália
Máscara obrigatória na Itália
Obrigação de usar máscara ao ar livre e fechar praças e tacos para impedir infecções por coronavírus. É o plano que o governo está desenvolvendo caso a curva da epidemia continue aumentando, como vem ocorrendo nas últimas horas.
Ontem – enquanto esperava que o Ministério da Saúde fornecesse os testes serológicos aos que regressavam do estrangeiro – Emilia-Romagna decidiu que quem regressasse de Espanha, Grécia e Malta terá de fazer o esfregaço dentro de 24 horas, enquanto se vier da Croácia terá de ficar em quarentena.
O isolamento por 14 dias foi decidido pelo governador da Puglia Michele Emiliano e pelo da Campânia Vincenzo De Luca para aqueles que retornavam dos mesmos países.
Uma armadura que, no entanto, não parece suficiente para impedir a circulação de Covid-19, também porque em muitos balneários, assim como em muitas outras regiões, os controles foram afrouxados e as portarias permitem a abertura de discotecas, a vida noturna desenfreada e as reuniões.
Demais para o ministro Francesco Boccia, que ontem falou com alguns presidentes das regiões de destino de férias justamente para pedir um fechamento com controles e medidas. O aviso era explícito: “Elevar o nível de fiscalização e impor diretrizes rígidas, caso contrário seremos obrigados a intervir em todo o território”.
Sempre com máscara
As multas e fechamentos já ordenados pela polícia obviamente não são considerados suficientes. E nem mesmo as disposições dos prefeitos que em alguns lugares proibiram baladas na praia, eventos nas praças, festas e manifestações. Ou eles determinaram que a máscara também deve ser usada ao ar livre.
Como muitos clubes continuam lotados, os jovens se aglomeram do lado de fora, organizam festas, fogueiras, jantares e bufês. O governo ainda espera alguns dias, a intenção é chegar pelo menos em agosto para monitorar os números da epidemia, o estado dos novos pacientes, a estabilidade das estruturas.
Mas se a tendência desses dias se confirmar, seguiremos com novas regras e proibições. A primeira obrigação será usar a máscara em todos os lugares, como já fizeram em alguns lugares da Toscana, Campânia e na costa do Lácio.