MORTE EM VENEZA
Luchino Visconti (1971), 130 min. Com Dirk Bogarde, Björn Andrésen e Silvana Mangano.
Veneza, 1911. No Hotel des Bains, o velho compositor Aschenbach encontra Tadzio, adolescente de origem polonesa, que passa as férias com a família. O compositor vê no garoto a mais perfeita representação da beleza, um tipo de beleza ideal que o artista sempre buscou alcançar em suas obras. Um sentimento desconcertante, uma imensa fascinação toma conta do protagonista.
Baseado na novela de Thomas Mann, publicada em 1912, o filme explora o tema da velhice e a incontornável ameaça da morte, associadas à busca incessante de uma forma de beleza ideal e inacessível. Filme ambientado em Veneza, que aos poucos vai se modificando devido a uma série de medidas sanitárias postas em práticas pelo serviço de saúde local, em razão de uma epidemia de cólera.
Vencedor de 18 prêmios em festivais, entre eles o David di Donatello e o Fita de Prata de Melhor Diretor para Luchino Visconti. Em Cannes, Luchino Visconti também ganhou um prêmio especial pelo 25º aniversário do Festival, por esse filme e pelo conjunto de sua obra.
Quer assistir? Pede o link pra gente, aqui pelo WhatsApp ou pelo e-mail cineteatro@umes.org.br.
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…