CABRA MARCADO PARA MORRER
Nesta sexta (05/05) estreia a Mostra Cinema do Trabalhador com o documentário de Eduardo Coutinho, “Cabra Marcado Para Morrer”, mas antes da sessão exibiremos o curta-metragem de Santiago Grasso, “O Emprego”.
“O Emprego” (curta-metragem de Santiago Grasso, 2008, 7′)
Esta animação argentina propõe a questão “trabalhamos para viver ou vivemos para trabalhar?”. Trata-se de uma reflexão sobre a dinâmica social e sua relação com o trabalho assalariado.
“Cabra Marcado Para Morrer” (Eduardo Coutinho, 1984, 119′) – projeção em DCP
Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato.
O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.
“Cabra Marcado Para Morrer” é considerado pela ABRACCINE como o 4° melhor filme brasileiro de todos os tempos e o melhor documentário brasileiro de todos os tempos.
A sessão começa pontualmente às 19h, com a distribuição GRATUITA dos ingressos acontecendo diretamente na entrada do cinema.
O Cine-Teatro Denoy de Oliveira fica localizado na Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista, próximo da estação São Joaquim do metrô.