MOSTRA PERMANENTE DE CINEMA ITALIANO
19/04 – REGRESSO AO LAR
Luigi Comencini (1960), 122 min. Com Alberto Sordi, Eduardo De Filippo, Serge Reggiani e Nino Castelnuovo.
8 de setembro de 1943: Badoglio, chefe do governo italiano após a queda de Mussolini, declara armistício para as forças aliadas. Milhares de soldados ficam sem nenhuma ordem, enquanto Badoglio e o rei, Vittorio Emanuele III, fazem as malas e fogem. Em uma nação devastada pela guerra e ainda ocupada pelos ex-aliados alemães, agora é cada um por si.
Misturando comédia e tragédia, “Regresso ao Lar” conta a história do orgulhoso segundo-tenente Alberto Innocenzi que, assim como todos os italianos, é pego de surpresa pela notícia do armistício e vê o exército alemão se voltar contra eles. Quando Innocenzi percebe que o exército italiano está completamente desordenado, ele decide fazer como todo mundo: voltar para casa.
O filme inicia do dia da declaração do armistício e termina em 28 de setembro do mesmo ano, marcando mais uma data histórica: o levante popular conhecido como “Os 4 Dias de Nápoles”, que libertou a cidade da ocupação alemã.
Considerado um dos melhores filmes de Luigi Comencini, “Regresso ao Lar” ganhou o prêmio do júri no Festival de Cinema de Moscou. Alberto Sordi conquistou três prêmios de Melhor Ator, entre eles, o David di Donatello.
Quer participar? Mande e-mail para cineteatro@umes.org.br ou mande mensagem via WhatsApp para o número (11) 94662-6916.
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…