Nova atualização do Google prejudica sites
Nova atualização do Google prejudica sites com mais de 1 milhão de visualizações.
Utilizando uma ferramenta chamada SEMrush Sensor, comparamos o valor médio da volatilidade 7 dias antes e 2 dias após o anúncio da atualização.
O que ocorreu com as atualizações dos algoritmos do Google?
O google já fez duas atualizações esse primeiro semestre. A primeira em janeiro e a segunda em maio. No entanto, o mundo e as pesquisas na internet vem testemunhando mudanças drásticas de comportamento, na economia e nas sociedades em virtude da pandemia do coronavírus.
Embora as atualizações levem cerca de duas semanas para implementá-lo totalmente, já podemos ver que esta última atualização principal, feita em maio, parece ter sido muito grande. Com a volatilidade mundial disparada, a mais nova atualização do Google Core parece trazer também uma volatilidade de SERP sem precedentes.
SERP é Search Engine Results Page, ou seja, a página de resultados de pesquisas do Google.
Aqui estão alguns dados do Sensor SEMrush
Enquanto a atualização do núcleo de janeiro levou apenas a uma volatilidade média de 8 pontos, em 6 de maio, quase todas as categorias mostraram taxas de volatilidade de pico – de 9 a 9,4 pontos.
Portanto, concluímos que a atualização do núcleo de maio foram mais fortes e influenciaram mais SERPs e posições do que a de janeiro.
Vale lembrar que é importante esperar umas semanas após os resultados das atualizações antes de entrar em pânico.
Quem está ganhando e perdendo na atualização de maio de 2020?
Lembre-se de que as atualizações de algoritmo de núcleo amplo são projetadas para trazer mudanças perceptíveis nos resultados de pesquisa em todos os países e idiomas, mas houve vencedores e perdedores nas SERPs.
Certamente, durante a pandemia, esperamos que as consultas dos usuários relacionadas a viagens, turismo, eventos ao vivo, etc. caiam significativamente.
Portanto, a volatilidade de muitas das categorias não seria surpresa.
Com a ajuda do SEMrush Sensor, comparamos o valor médio da volatilidade 7 dias antes e 2 dias após o anúncio da atualização.
As categorias mais sofreram impacto foram: Viagens, Imóveis, Saúde, Animais de estimação, Animais, Pessoas e Sociedade, ou seja, as que mais sofrem com a pandemia.
Esse dados foram tirados à partir de pesquisas feitas em computadores e dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Muitos domínios grandes foram afetados, metade das mudanças significativas de classificação nos Estados Unidos ocorrem em sites com tráfego superior a 1 milhão de visitantes mensais.
Podemos concluir que nessa pandemia até mesmo o Google sofreu com os efeitos de seu ações.
Texto:
Marcus Plessmann de Castro
(Filósofo e redator da Agência Difusão)