O PODER DAS VITAMINAS
Vitamina A
Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento, manutenção da pele e imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.
Vitamina D
É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.
Vitamina E
É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defessa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, tais como envelhecimento, câncer, doença cardiovascular, entre outras. Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.
Vitamina C
Ela está diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares; formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras.Ela age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória.Onde encontrar: acerola, melão, brócolis, manga, kiwi abacaxi, morango, limão, laranja, maracujá.
A deficiência de vitamina C leva a uma doença chamada escorbuto, muito comum no século XV, época das grandes navegações.
Ela é a mais instável das vitaminas, podendo ser facilmente eliminadas pelo calor, armazenamento inadequado, presença de metais entre outros. O excesso de vitamina C é excretado na urina.