Os cajus vêm de uma árvore tropical conhecida formalmente como Anacardium occidentale.
A árvore produz em seus galhos um caule carnudo em forma de pêra chamado de cajueiro. No entanto, esta parte da planta não é o fruto.
Em vez disso, a fruta verdadeira é uma estrutura menor, em forma de rim, que cresce sob a maçã do caju, também conhecida como drupa. Dentro da fruta é onde você encontra a semente comestível que a maioria das pessoas conhece como castanha de caju.
Assim, devido à configuração estrutural da planta, a porção comestível de um caju é botanicamente classificada como uma semente de drupa.
A semente e sua casca externa são tecnicamente consideradas tanto a noz quanto a fruta, mas a casca não é comestível devido à presença de uma substância tóxica. É por isso que você só vê cajus com casca em seu mercado local.
Propriedades da Castanha de Caju
De cultivo comum no Brasil, o fruto é originário da região Nordeste, já que nosso clima é tropical, assim como na Índia, outra região de comum cultivo. Os países que lideram a produção de castanha de caju são Brasil, Moçambique, Nigéria e Tanzânia.
Após conhecer um pouco sobre a origem e locais mais comuns para encontrá-lo, saber um pouco mais sobre as informações nutricionais pode aumentar ainda mais o interesse pelos benefícios da castanha de caju. Sabemos que ela é rica em minerais, dentre eles, há porções significativas de Cobre, Fósforo, Magnésio, Manganês e Zinco.
A castanha de caju conta com carboidratos de qualidade, além de açúcares benéficos para o estado de saúde de todos, junto a fibras e vitaminas e aminoácidos. Você deve se perguntar por que a castanha pode ser benéfica para você, certo? O seu sabor amanteigado pode não só agradar o paladar, mas ser um excelente aliado antioxidante, além de impulsionar o seu funcionamento metabólico.
Dizer que a castanha de caju engorda pode ser bastante tendencioso, mesmo que uma porção de 100 gramas contenha em média 500 calorias. O fruto é rico em diversos nutrientes que contribuem com a queima calórica, além de conter gorduras boas. Assim como devemos agir com toda a alimentação, o consumo de castanha de caju deve ser moderado, já que o ganho de peso está relacionado com o consumo excessivo de calorias. Portanto, se você manter controle sobre o numero de calorias diária ingeridas, você poderá consumir, moderadamente, esse delicioso fruto.
Informações nutricionais da Castanha de Caju
Porção de 100g
Energia
581 calorias
Carboidratos
30,2 g
Proteínas
16,8 g
Gorduras
47,8 g
Fibras
3,3 g
Veremos a seguir os principais benefícios da castanha de caju para boa forma e saúde:
1- Ajuda contra o câncer
A castanha possui flavonoides de super poderes. Eles são chamados de Proantocianidinas, e agem contra a ação de células que contribuem com a formação de tumores. Esses flavonoides contam com o reforço os benefícios do Cobre, contido na castanha, que auxilia na função anticancerígena.
2- Positiva para o sistema cardiovascular
Entre os benefícios da castanha de caju, podemos destacar o baixo teor de gorduras, o que pode ser conveniente para pessoas que lidam com dúvidas e faltas de opções para lanches em suas dietas. E comparada a outros frutos secos, a castanha de caju se mostra superior, e a ação positiva sobre o coração e sistema cardiovascular é justificado pela porção de ácido oleico contido no alimento, junto aos antioxidantes e ausência de colesterol.
Pesquisas identificação a ação de antioxidante poderoso oferecida pela composição da castanha de caju, e que aquelas pessoas que consumiam regularmente castanha de caju, tinham o risco de morte por doença cardíaca e cardiovascular reduzido. Esse benefício pode ser obtido a partir do consumo de 1 a 4 vezes por semana.
3- Controle de pressão arterial
Lidar com a pressão arterial é um problema para muitas pessoas, e os benefícios da castanha de caju também podem favorecer o equilíbrio saudável. O Magnésio presente no fruto pode ajudar a manter a pressão sob controle, evitando que ela se eleve, prejudicando a saúde.
4- Cabelos fortes
O Cobre, importante na ação anticancerígena, também é funcional para a saúde os cabelos. Ele contribui com a manutenção de pigmentação dos fios. O mineral é importante para a produção de melanina, o que retarda o surgimento dos fios branco, além de proteger os cabelos. O mineral ainda pode beneficiar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e articulações.
5- Ossos fortes
Comer castanha de caju também pode ajudar na saúde dos ossos e dentes. O fruto é rico em Magnésio e Cálcio, minerais fundamentais para a saúde de toda estrutura óssea corporal.
6- Bile saudável
O fruto pode ser funcional para retardar o surgimento de cálculos biliares. Pesquisas afirmam que se reduz o desenvolvimento em até 25%.
7- Emagrecimento
Se você está no grupo de pessoas preocupadas com a boa forma, saiba que a castanha e caju pode ser uma excelente opção para as suas refeições intermediárias. As castanhas e caju podem contribuir como fonte de gorduras boas, além de só possuírem colesterol bom, isentando-o do colesterol que é prejudicial à saúde. Pesquisas realizadas afirmam que o consumo regular de castanha de caju auxiliou diversas pessoas a ganharem menos peso, se comparadas àquelas que, durante o processo de análise, não consumiram o fruto.
8- Ajuda o sistema digestório
Uma boa digestão é fundamental para aqueles que atentam para cuidados com a boa forma, por isso, o consumo de castanha de caju pode auxiliá-los a garantir que as refeições sejam digeridas de forma correta e em períodos regulares, evitando desconfortos pela má eliminação de toxinas, e também retenção e líquidos.
9- Ajuda contra Menopausa e TPM
Afirma-se que seguir dieta pode mexer, e muito, com os ânimos das mulheres, principalmente durante os dias de TPM. A castanha de caju também pode reduzir os impactos causados pela mudança de humor, por isso, o fruto é apontado como apoio para o relaxamento, indutor ao bom humor, garantindo assim sono de melhor qualidade.
10- Ajuda o sistema imunológico
Para o fortalecimento o sistema imunológico, a suplementação de Ferro é uma das principais iniciativas. A castanha de caju possui porção significativa e Ferro, a qual é utilizada no processo de eliminação dos radicais livres que são apontados como prejudiciais à saúde e bem estar. O mineral é importante para a ação preventiva contra anemias e estados que podem comprometer a sua saúde e energia para a realização das atividades cotidianas.
11- Olhos saudáveis
É importante que a atenção não e limite apenas aos cuidados com a boa forma, por isso, a castanha de caju se mostra um fruto completo, o qual também pode atingir, inclusive a saúde de seus olhos. Se consumida, moderada e regularmente, ela pode auxiliar na prevenção contra raios UV, reduzindo a possibilidade de ocorrência de degeneração macular.
12- Ajuda contra a diabetes
Já sabemos que a castanha 3 caju se mostra superior aos demais frutos secos, e com porção muito reduzida de gorduras, é comparada ao azeite. Após análise de comportamento de alguns diabéticos, pode-se notar que, com a inserção da castanha de caju ao cardápio, aliada à uma alimentação com baixo teor de gorduras, os níveis de triglicerídeos foram reduzidos, favorecendo a saúde das pessoas que lidam com a oscilação dos níveis e açúcar na corrente sanguínea.
13- Mais músculos
Para aquele que focam na hipertrofia, os benefícios da castanha de caju também podem ser convenientes, já que o fruto possui Magnésio, que combinado com o Cálcio, pode agir sobre o sistema nervoso e tônus muscular, favorecendo os músculos e células nervosas.
A falta de Magnésio pode resultar em espasmos musculares, enxaquecas, dores, fadiga, e até mesmo em câimbras, as quais podem oferecer consequências para o bom rendimento nos treinos. Com o consumo regular de castanha de caju, esse fornecimento de Magnésio é preservado, e reduz a possibilidade de algumas dessas reações adversas.
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…