A toranja contém antioxidantes que protegem naturalmente o fígado. Os dois principais antioxidantes encontrados na toranja são a naringenina e a naringina.
Vários estudos em animais descobriram que ambos ajudam a proteger o fígado de lesões.
Os efeitos protetores da toranja são conhecidos por ocorrer de duas maneiras: reduzindo a inflamação e protegendo as células.
Estudos também mostraram que esses antioxidantes podem reduzir o desenvolvimento de fibrose hepática, uma condição prejudicial na qual o tecido conjuntivo excessivo se acumula no fígado. Isso geralmente resulta de inflamação crônica.
Além disso, em ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura, a naringenina diminuiu a quantidade de gordura no fígado e aumentou o número de enzimas necessárias para queimar gordura, o que pode ajudar a prevenir o acúmulo de gordura em excesso.
Por último, em ratos, a naringina demonstrou melhorar a capacidade de metabolizar o álcool e neutralizar alguns dos efeitos negativos do álcool.
Até agora, os efeitos da toranja ou do próprio suco de toranja, e não de seus componentes, não foram estudados. Além disso, quase todos os estudos que analisaram os antioxidantes na toranja foram realizados em animais.
No entanto, as evidências atuais apontam que a toranja é uma boa maneira de manter o fígado saudável, combatendo os danos e a inflamação.
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…