Turismo e Cultura: muito mais além de tour virtual em museus
Pedro Abe Miyahira*
Quando planejamos uma viagem para um destino, por exemplo, Paris ou Nova Iorque, costumamos adicionar pelo menos uma visita a um dos museus dessas cidades, Louvre ou MoMA, por exemplo? A resposta possivelmente será positiva.
Ao longo destes meses de distanciamento social por causa da pandemia, a programação turística mundial ficou afetada negativamente e a visitação aos museus do mundo reduziu-se a zero. Porém, os recursos tecnológicos trouxeram novas e diferentes possibilidades de contato com eles.
Então, a primeira coisa que nos vem à mente é um tour virtual, correto? Sim, podemos fazer um tour virtual pelo site dos museus em suas salas, conhecer o acervo permanente, a sua arquitetura, seus acessos e imagens das exposições itinerantes já realizadas.
O acesso ao tour virtual costuma sempre estar em um local bem visível no site dos museus. Mas vamos explorar um pouco mais. Um museu também é um local de desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos das mais variadas áreas do conhecimento.
Que tal acessar esses “arquivos secretos” como um Indiana Jones ou Lara Croft virtual? E já pensou em acessar bancos de imagens digitais em alta resolução de coleções arqueológicas e etnográficas?
Uma boa pedida é o Museu Nacional de Antropologia do México. A página inicial do site tem uma ótima abertura que já sugere um bom começo para um mergulho na História.
Despertou mais sua curiosidade? Vamos dar uma volta no Museu Britânico, The British Museum.
Se você se interessa pelo Egito Antigo então você está no museu certo.
Gosta de cultura latino-americana? Na Colômbia, na Rede Cultural do Banco da República, a visita virtual pode ser feita em todos os museus da rede no país.
Visite, por exemplo, o link Museo Del Oro, em Bogotá.
Além do tour virtual, acesse os demais itens do menu e faça essa imersão. Para tornar as visitações virtuais mais proveitosas, caso necessário, use os recursos do Google Tradutor em seus dispositivos móveis ou computador.
E um exemplo do Brasil? Conheça a Pinacoteca de São Paulo.
Acesse o link da Pinacoteca. Há muita arte lá dentro.
Você vai aproveitar e gostar dessa experiência.
Confira no portal Melhores Destinos uma lista interessante de trinta museus virtuais em vários lugares do mundo
* Pedro Abe Miyahira é diretor de projetos e pesquisa da ONG RECRIATUR – Rede de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação em Turismo; advogado (PUC-SP); membro da IFTUR Jr. (empresa júnior do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de São Paulo – IFSP-SPO).
Contato: pedromiyahira@yahoo.com.br.