Lembra dos Unplugged’s da TV
Para quem viveu os anos 1990, o Unplugged da MTV norte-americana foi a série que marcou por trazer grandes artistas mostrando versões acústicas das próprias músicas. O programa deu nova vida a veteranos como Eric Clapton e Rod Stewart e permitiu a novas bandas como o Pearl Jam e o Nirvana a chance de retrabalhar o catálogo e oferecer surpresas aos fãs.
Antes que os comentaristas de internet enlouqueçam, para esta lista, estamos excluindo performances de grupos como Eagles e Page & Plant que meramente usaram o nome Unplugged – ou variações disso – para shows acústicos dissociados da MTV. E até os fãs de Bruce Springsteen devem reconhecer que Plugged não foi exatamente o melhor momento dele.
O Unplugged não foi o último show do Nirvana. Uma semana depois, eles continuaram com a turnê de In Utero pelos Estados Unidos e ainda foram à Europa por dois meses e mais alguns shows. Mas, de certa forma, este show carrega a sensação de ter sido a última declaração da banda ao mundo.
A atmosfera era sombria antes mesmo de eles subirem ao palco, já que Kurt Cobain insistiu que o local parecesse um funeral, com lírios e velas pretas. Acompanhado pelo guitarrista de turnês Pat Smear, e o pelo violoncelista Lori Goldston, o grupo deixou de lado quase todos os hits próprios para fazer covers como “The Man Who Sold the World”, de David Bowie, e “Jesus Wants Me for a Sunbeam”, do Vaselines, além de nada menos que três músicas do Meat Puppets, em performances com presença de Cris e Curt Kirkwood.
Perto do começo, Kurt entregou uma versão funesta de “Come as You Are”, repetindo a frase: “no, I don’t have a gun” com a voz rouca, um momento que seria muito difícil de assistir devido aos eventos que aconteceram depois. O show chega ao fim com “All Apologies” e uma cover de “In the Pines”’, de Lead Belly, renomeada pela banda como “Where Did You Sleep Last Night”.
É difícil pensar em um encerramento mais poderoso que este de algum show em todos os anos 1990, ou talvez em toda a história do rock and roll.