A papaína é uma enzima proteolítica extraída da fruta crua da planta do mamão. As enzimas proteolíticas ajudam a quebrar as proteínas em fragmentos de proteínas menores, chamados de peptídeos e aminoácidos. É por isso que a papaína é um ingrediente popular no amaciante de carne.
Você pode obter papaína comendo mamão cru. A papaína também está disponível nas formas tópica, mastigável e em cápsulas. Você pode comprar suplementos só de papaína ou suplementos que combinem a papaína com outras enzimas, como a bromelaína.
A papaína é um remédio popular para reduzir a dor, a inflamação e o inchaço. Também tem sido usado para melhorar a digestão e para tratar infecções, diarréia e alergias. Também está sendo estudado para uso potencial em câncer e outras doenças.
Continue lendo para aprender como usar a papaína para seus benefícios à saúde, bem como algumas das evidências científicas em torno dessa enzima.
1. Pode ajudar a aliviar a dor de garganta
A papaína pode ajudar a aliviar os sintomas de dor de garganta, como inchaço, dor e vermelhidão. De acordo com uma pesquisa muito datada, Trust Source sobre 100 pessoas com faringite ou amigdalite, pastilhas para garganta contendo 2 miligramas (mg) de papaína, 5 mg de lisozima e 200 unidades internacionais (UI) de bacitracina ajudaram a aliviar os sintomas de dor de garganta melhor do que um placebo.
Não se sabe se os efeitos benéficos são devidos à própria papaína, aos outros ingredientes ou à combinação específica de ingredientes. No entanto, faltam pesquisas científicas recentes.
Como usar: Embora não esteja claro se a papaína vai ajudar, se você quiser experimentar, mastigue uma pastilha contendo papaína ao primeiro sinal de dor de garganta. Não exceda a dosagem recomendada pelo fabricante.
2. Pode reduzir a dor e a inflamação
De acordo com um artigo na Nutrition Review, a pesquisa mostrou que as enzimas proteolíticas ajudam a reduzir a inflamação tão bem ou melhor do que alguns antiinflamatórios. No entanto, a pesquisa clínica em pessoas é limitada.
Devido a esses potenciais efeitos benéficos, a papaína e outras enzimas proteolíticas são algumas vezes usadas para ajudar na cicatrização de feridas e para diminuir o inchaço após uma lesão ou trauma.
Como usar: se você estiver interessado em experimentar a papaína, converse primeiro com seu médico. Seu médico pode recomendar a melhor abordagem para o tratamento de feridas, dor ou inchaço após uma lesão ou cirurgia. Os suplementos de papaína podem interagir com certos medicamentos, portanto, não deixe de consultar o seu médico.
3. Ajuda a digestão
A papaína também pode aliviar os sintomas digestivos, como constipação e distensão abdominal. De acordo com um estudo de 2013 da Trust Source, uma preparação completa de mamão chamada Caricol melhorou significativamente a constipação e o inchaço em pessoas com disfunção gastrointestinal crônica.
Como usar: Caricol está disponível online em forma de pacote. Adicione um pacote à água ou suco após as refeições, até três vezes ao dia ou conforme indicado pelo seu médico.
A própria papaína tem sido usada para melhorar a digestão, mas não há evidências confiáveis de que funcione para esse uso em pessoas.
21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante…
A arrecadação federal de impostos alcançou R$ 186,5 bilhões em fevereiro de 2034, o melhor…
Projetos da chamada pauta verde, de transição energética, e as propostas legislativas de modernização dos…
2023 vai indo embora e, no folhear da agenda para rever fatos transcorridos, a impressão…
Recentemente, no último South by Southwest - festival norte-americano de inovação e tecnologia - o…